sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Na graduação, quantas horas estudava por dia? 20/01/2016

Naquela época eu tinha aulas à noite e dava aulas pela manhã e, às vezes, à tarde. Logo, meu tempo para estudar era escasso, já que também tinha que preparar aulas e provas e corrigir provas. De modo que, em verdade, eu quase que só estudava nos sábados e domingos. Todavia sempre me empenhava em acompanhar as aulas com a máxima atenção, interagindo muito com os professores, de modo a não me permitir sair de nenhuma aula sem ter entendido completamente o que fora dado. Então o estudo se tornava, apenas, uma recapitulação e a resolução de alguns exercícios e problemas para verificar se, de fato, eu entendera. Nunca fui de fazer muitos problemas. Preferia entender a fundo a teoria que, então, o problema que surgisse eu resolvia. Aliás eu pegava a lista de exercícios e problemas (que não são a mesma coisa) e se, lendo-os, eu via que saberia resolver, pulava para outro. O que me ajudava muito é que, em toda matéria, eu adquiria o livro da "Coleção Schaum" correspondente. São excelentes para acompanhar o aprendizado de qualquer assunto de Física ou Matemática. Também me valia de outros livros. Nunca me contentei em ter só o livro adotado. Outros livros abrem a mente e esclarecem muitas dúvidas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails