sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Por que as pessoas saem da escola achando que átomo é aquela coisa com um núcleo, elestrofera e aquele desenho clássico todo?? Eu estudei principio da indeterminação e sei tenho i´deia de como é verdadeiramente um átomo.. pra que dar essa ideia falsa aos alunos? 21/01/2016

Isso é feito da mesma forma que se usa o modelo de queda livre sem resistência do ar, com aceleração constante, que não acontece aqui na superfície da Terra. Conceber o átomo como formado por campos de matéria e os núcleons (prótons e nêutrons) como pacotes de quarks confinados, os quais, por sua vez, também são campos de matéria quantizados enquanto os elétrons, mesmo sendo quantizados, não são puntiformes, mas um campo de matéria distribuído dentro do campo elétrico do núcleo é uma visão muito mais difícil de ser explicada, porque requer um entendimento abstrato muito mais profundo. É mais fácil se introduzir o modelo de Rutherford e Bohr, do átomo planetário e, mais tarde (só em nível superior) se abordar as questões quânticas de campos. Todavia é preciso deixar claro para os alunos que a descrição planetária é só um modelo para facilitar o entendimento, provisoriamente. Do mesmo modo que se diz que a queda livre, sem resistência do ar, é uma aproximação simplificadora para facilitar o entendimento. A inclusão da resistência do ar requer a solução de uma equação diferencial que só vai ser possível ser resolvida depois de se estudar derivadas e integrais.

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