Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Ernesto, em todos os livros de física/matemática há a seguinte expressão: "Define-se". Fico muito incomodado com isso. i.g. pq o produto escalar de funções é uma integral? É possível estudar procurando a razão desses "defini-se", ou é uma coisa desnecessária?
Definição é apenas a construção de um novo conceito com base no que já está estabelecido. Portanto, é arbitrária e não possui demonstração. Todavia uma definição só permanece se possuir um valor utilitário na construção de alguma teoria e se corresponder a algo que se apresenta frequentemente, de modo que o novo conceito facilita a compreensão do fenômeno. Por exemplo, velocidade é definida como a razão entre o comprimento do percurso de algum móvel e o tempo em que ele o percorre. Poderia ter outra definição, como o logaritmo disso, mas seria mais complicada e menos útil. Ou poderia não ter sido definida mas, então, ficaria complicado colocar nas placas de trânsito: "Máxima razão do comprimento do percurso pelo tempo em percorrê-lo permitida de 80 km/h".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário