Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Mas professor, então o "indeterminismo essencial" da natureza que você fala, só seria possível, filosoficamente, dentro de uma interpretação onde a realidade não é objetiva?
De modo nenhum. Não há nenhuma relação entre a objetividade da realidade e o fato de haver indeterminismo e incausalidade na sucessão dos eventos. Mesmo sendo eles objetivamente reais e se dando com entidades objetivamente reais, podem perfeitamente serem incausados e indeterminísticos. A não objetividade da realidade, isto é, a concepção de que sejam, meramente, construtos mentais, o que é chamado de solipsismo, não se sustenta. Nessa concepção, qualquer forma de relacionamento entre os eventos pode ser aceita, inclusive a determinista e necessariamente causal. A conclusão de que o fluxo de eventos do Universo não seja nem determinístico nem necessariamente causal advém de experimentações objetivas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário