Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 12 de setembro de 2017
Parece-me que o comunismo, antes de um modelo de sociedade, deve ser uma questao de principio. Por exemplo, ser feminista, ateu, cetico, libertario, anarquista, solidario, independentemente do outro. Concorda?
Comunismo é um sistema econômico e não político. Todavia ele se fundamente em uma cosmovisão social igualitária. Ou seja, a consideração de que a sociedade tenha que propiciar a todos as mesmas oportunidades e os mesmos direitos. Em suma, que a existência de classes sociais seja considerada algo nefando. Nesse sentido o comunismo é, certamente, feminista, libertário e solidário. Mas pode não ser ateu nem cético, se bem que é bom que seja. Mas não pode ser dogmaticamente ateu nem cético. Aliás não é possível se ser dogmaticamente cético. Quanto ao anarquismo, trata-se de uma concepção política e não econômica. Que, todavia não se casa bem com o capitalismo e se casa muito bem com o comunismo. Aliás, o anarco-capitalismo é uma tragédia. Note que o socialismo de estado que foi implantado na União Soviética e seus satélites, apesar de ter sido chamado de comunismo, não é nada comunista, porque promove uma desigualdade essencial entre o povo é os burocratas do partido dito (impropriamente) "comunista".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário