Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Tenho uma dúvida: Por que o comunismo é tão bem tratado por muitas pessoas? Por exemplo, o nazismo matou mais de 6 milhões e é merecidamente demonizado por todos, já o comunismo matou cerca de 200 milhões só no século passado e é reverenciado por muitas pessoas, até existe partido político!
O que matou esse tanto de gente não foi o comunismo e sim o stalinismo, bem como o regime político de outros governantes da União Soviética, inclusive Lênin. Aquilo não foi comunismo de jeito nenhum. Foi um socialismo de estado brutal e hediondo, tanto quanto o nazismo e o fascismo. Comunismo é um sistema econômico (e não político) em que a posse dos meios de produção e de serviços, bem como o resultado dessa produção e desses serviços está nas mãos dos próprios trabalhadores, sem que haja patrões, sequer o estado. Isso não aconteceu na União Soviética e seus satélites, nem na China. O que mais próximo de comunismo já aconteceu foram os kibutzim de Israel. O marxismo é uma vertente socialista que pretende chegar ao comunismo por meio da "ditadura do proletariado", que, como toda ditadura, é algo inteiramente perverso. Esse "socialismo de estado" é tão ruim quanto o capitalismo. Note que o capitalismo não é, apenas, a situação em que exista o capital, que também pode existir no comunismo. O que faz a diferença é que, no capitalismo, o capital fica nas mãos de poucos, os patrões, enquanto a maioria dos trabalhadores é assalariada. No comunismo o capital está nas mãos de todos, que não são assalariados, mas sócios dos empreendimentos em que trabalham, não havendo patrões. Isso é ótimo e merece que haja partidos políticos que pugnem para que tal situação seja estabelecida. Mas sem nenhuma ditadura e nem revolução. De modo inteiramente democrático.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário