Penso que a posição do Searle é o monismo fisicalista, que considera a consciência como uma ocorrência do organismo. O fisicalismo amplia o materialismo ao considerar que, além da matéria, a realidade física é composta das entidades substanciais radiação e campo, de suas estruturas (incluindo a matéria) e de sua dinâmica (modo de funcionamento), além do espaço-tempo. Não gosto muito de adjetivar uma área de estudo científico, pois é possível que a explicação correta faça uso de concepções de diversas correntes de pensamento. No caso da consciência e da mente, que, para mim são conceitos distintos, há que se analisar as contribuições comportamentalistas, estruturalistas e todas as demais. Infelizmente o tema ainda está em aberto e não se tem uma resposta considerada padrão e aceita por unanimidade pela comunidade acadêmica. A contribuição de Searle, todavia, é muito importante. Temos que examinar, também, Skinner, Eccles, Pinker, Damásio, Churchland, Rose e ver se se consegue chegar a uma síntese polialética disso tudo.
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