sábado, 20 de novembro de 2010

Por que tentar enriquecer o vocabulário e falar algumas palavras não usuais é visto, muitas vezes, como pedantismo?

Muitas pessoas me questionam por eu usar um vocabulário que elas desconhecem. Para mim são palavras familiares e corriqueiras, e eu as uso porque são as que acorrem à minha cabeça para expressar as idéias que quero no momento. Como vou saber quem conhece ou desconhece seu significado? Não tenho a menor intenção de ser pedante. É o meu modo de ser, como fui educado por meus pais, que também falavam assim, e como formei meu vocabulário com base no quanto já li, pois já li, seguramente, uns três mil livros. Por outro lado, acho que é bom que eu use palavras mais raras, pois isto força meu leitor a consultar o dicionário e, assim, ficar com seu vocabulário enriquecido. Eu mesmo estou sempre consultando o dicionário. Desde garoto que me esmero na correção gramatical e ortográfica, pois acho que isto é uma questão de cortesia. Mesmo no falar coloquial, que não faço de forma tão escorreita, procuro não cometer erros flagrantes. Acho que as pessoas têm isto como pedantismo apenas porque não querem se dar ao trabalho de agir da mesma forma.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails