Depende da idade. Na adolescência, recomenda-se dormir 8 horas por dia. Então, se preciso, pode-se reduzir para 7, esporadicamente. Um adulto precisa de umas 7 ou 6 horas de sono e um velho, 6 ou 5 horas, podendo reduzir 1 hora, esporadicamente. Mas é bom obter horas extras de estudo tirando-as do lazer, caso precise (como deixar de ver televisão ou acessar a internet). Normalmente, no Ensino Médio, um estudante passa 8 horas do dia dormindo, 5 horas na aula, 3 horas cuidado da manutenção da vida (refeições, banho, trocas de roupa, idas ao banheiro, locomoções etc.), 3 horas estudando e 5 horas curtindo o lazer que quiser (recomendo atividades físicas também). É preciso estudar a matéria vista na aula todo dia, no mesmo dia, antes de dormir, pois esse reforço é que faz o hipocampo dar importância ao assunto e, no sono, transferir o conteúdo da memória de curta duração para a de longa duração, no córtex frontal. Só assim é que se aprende. Mas, para que o estudo seja um reforço, há que se prestar a máxima atenção na aula e interagir com o professor, não admitindo sair da aula sem ter entendido tudo. Senão o estudo, ao invés de um reforço, será o primeiro contato com o assunto e o hipocampo não achará que trata-se de algo importante. Outra forma de dar importância a um conteúdo é envolvê-lo emocionalmente. Por isso é que se aprende aquilo pelo que se tem paixão. Um bom professor desperta no aluno a paixão por sua matéria. O professor precisa passar, em toda aula, tarefas para o mesmo dia (e não para o dia em que for ter outra aula da mesma matéria), que permitam a compreensão e a aplicação do que foi apresentado e entendido na aula. Assim se completa o ciclo da aprendizagem: conhecer, entender, compreender e aplicar. Mas o professor tem que fazer o aluno aprender por si. Ele não tem que ensinar o conteúdo, mas orientar como aprender esse conteúdo e treinar as habilidades para usá-lo na solução de problemas reais. E, o mais importante, discutir a validade desse conhecimento para que o aluno o incorpore em suas vivências de forma significativa. Discutir é fazer o aluno refletir e, até mesmo, contestar, se for o caso. Nada de passar macetes e automatismos. Isso é cultivar o emburrecimento.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário