terça-feira, 9 de agosto de 2011

Qual idade vc considera que uma pessoa chega a maturidade?

Depende da pessoa, de suas características psicológicas e de sua história. Mas é algo que ocorre entre 20 e 30 anos. Pode ser até com menos ou mais, dependendo de como a vida impõe responsabilidades à pessoa. É madura a pessoa que já não depende de outros para tomar suas decisões e que assume todas as consequências delas. Para isso é preciso ser capaz de prover-se a si mesmo, antes de tudo. Sem isso não há como ser independente, no meu entender. Pode ser, em alguns casos, que esse provimento fique atrelado a uma união conjugal, como ainda acontece com algumas mulheres e mesmo homens. Mas eu penso que quem dependa de um cônjuge para sobreviver não consegue ser inteiramente dono de si mesmo. Eu, por exemplo, desde 18 anos que passei a ser independente e senhor de minha vida. Em verdade eu já vinha me preparando para isso desde 15 anos, mercê do modo como fui educado por meus pais.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails