quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Professor, o senhor ainda orienta alunos de pós-graduação? Que conselhos teria para dar para alguém que, como eu, é bacharel em física, trabalha em outra área, tem 36 anos, e deseja voltar a estudar? Tenho chances?

Claro! Graduei-me em 1971 e fiquei 8 anos lecionando até começar o mestrado em 1979. Não fiz ou doutorado, pois passei a exercer cargos administrativos na Universidade e não deu. Sem doutorado não podia orientar a pós-graduação, só a iniciação científica. Em minha turma de mestrado, no CBPF, havia uma pessoa de mais de 60 anos. Entre em contato com o lugar em que quer fazer o mestrado e, se possível, faça uma visita e converse com o coordenador, como eu fiz, inclusive quando ia sair para o doutorado em São Carlos ou em Campinas e abortei para assumir a Pró-reitoria de Graduação. O problema é que a Física exige muita dedicação, o que fica difícil compatibilizar com o horário de trabalho. Mas não impossível, se você estiver mesmo disposto. É só renunciar um tanto ao lazer e ao sono.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails