As denominadas causas de Aristóteles, não são propriamente causas, exceto a causa eficiente. Causa material não é causa, é a substância de que algo seja feito, como, matéria, campo, radiação ou espírito, se existir. Causa formal também não é causa e sim o modo como o conteúdo se organiza, causa final não é causa e sim propósito, objetivo. Causa eficiente é a que, de fato determina a ocorrência do evento. Não estou confundindo causa com determinação. Estou dizendo que são exatamente a mesma coisa. Outra aspecto é que seres não têm causa, só eventos. O que pode ter causa é o evento da passagem do ser da inexistência para a existência. Mas todo evento tem alguma condição de ocorrência, ou seja, uma situação que precisa estar presente para que ele se dê. Isto não é causa, porque permite, mas não determina a ocorrência. A metafísica e a ontologia não estão derrubadas como muitos queriam, mas sua concepção aristotélico-tomista certamente requer uma ampla e profunda revisão. Ninguém sabe a causa do decaimento radioativo, sabe apenas as condições que precisam existir para que ele se dê. Isto não é causa, porque, preenchidas essas condições ele pode não se dar. O que provoca indeterminação não é matéria, mas a própria natureza essencial do conteúdo do Universo, seja ele matéria, campo ou radiação.
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