segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O sr. tem alguma critica ao argumento da "sintonia fina do universo" usada pelo Craig como evidencia da existencia de Deus?

A sintonia fina não é sintonia coisa nenhuma. Acontece que os valores das constantes físicas existentes no Universo surgiram de tal forma que permitiram a ocorrência da vida, tal qual é. Primeiro que não determinaram. Mesmo com esses valores a vida poderia não ter surgido. Segundo que, se fossem outros valores, poderiam ter surgido outros tipos de estruturas bem diferentes que até poderiam ser consideradas vida, se tivessem a propriedade de agir por sua própria iniciativa. Terceiro que nada indica que esses valores tenham sido projetados para fazer surgir a vida e nem que tenha havido alguma inteligência planejadora deles. A hipótese mais simples e plausível é a da coincidência. Se não fosse assim não seria como é, ou, até mesmo, não haveria nada. A questão de que a probabilidade seja muito pequena, ínfima mesmo, não é motivo para considerar que este acaso seja impossível. Aliás discuti essa questão de probabilidade nesta resposta:
http://www.formspring.me/wolfedler/q/242423182340931277
Em suma, não há razão nenhuma para supor que tudo não passe de coincidência e, como disse na outra resposta, tenhamos ganho na loteria. Os crentes argumentam que é preciso muita fé para achar que possa ser coincidência. Ora, não é preciso fé nenhuma. Coincidência é coincidência. Fé é preciso para supor que haja algum ente misterioso e invisível, extrínseco ao Universo, que o tenha criado de nada com o propósito de nele fazer surgir a vida. O surgimento da vida é um fato raríssimo, mas está aí, quer dizer que coincidiu de surgir, mesmo com a baixa probabilidade. É o caso de quem ganha na loteria. A probabilidade é baixa, mas alguém ganha, mesmo assim. O que ele supõe que seja prova é apenas a incapacidade de entender que improvável não é impossível.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails