domingo, 25 de setembro de 2011

Qual a sua opinião em relação à maiêutica quanto método de discurso? Funciona ou não? Já a utilizou para argumentar contra alguém?

Funciona sim e eu uso muito em minhas aulas. Mas não a respeito de todos os assuntos. Supor que o conhecimento já existe na mente e que se possa extraí-lo por meio de perguntas adequadas só é válido para conhecimentos lógicos, éticos e metafísicos, mesmo assim, com restrições. Conhecimentos fenomenológicos dependem do exame da realidade externa à mente. Mas o que se pode e deve fazer é o "método da redescoberta". De forma orientada, o aprendiz pode, ele mesmo, redescobrir o que os cientistas descobriram, o que faz com que o aprendizado se torne muito mais significativo. No caso de raciocínios lógicos, também é sempre melhor levar o aprendiz a, ele mesmo, proceder às deduções e induções, ao invés de fornecer os resultados prontos. Mas há casos que isto não funciona. As definições, por exemplo, são arbitrárias e nunca se poderá pari-las. De qualquer modo, se usado em conjugação com outras formas de discussão, sempre participativas, como a dialética ou a polialética, a maiêutica é um poderoso recurso porque faz o aprendizado ser um produto construído pelo próprio aprendiz. No debate de idéias, em que se procura convencer da impropriedade de uma conclusão e da propriedade de outra, a argumentação maiêutica também pode ser usada da mesma forma que no processo ensino-aprendizagem. Mas é importante conhecer-se bem a erística e as falácias, para não cair nas armadilhas adversárias. Todavia, nunca usar de erística em benefício próprio, pois, mais importante do que vencer uma discussão é fazer prevalecer a verdade e, se ela não estiver conosco, a derrota é o que, honestamente, merecemos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

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