Esta é a concepção de Searle sobre a mente, que advogo. A mente é uma entidade física constituída pelas estruturas e ocorrências que se dão no substrato de campo e matéria que constitui principalmente o cérebro e seus anexos, como também todo o sistema nervoso, endócrino, órgãos de sentido e o organismo completo. Todos os processos psíquicos são propriedades da mente, como percepção, memória, raciocínio, emoção, volição, consciência, auto-consciência e tudo o mais. Alguns desses processos são mais anatomo-fisiológicos, como a memória, outros de cunho mais dinâmico-estrutural, como a consciência e auto-consciência. Todavia todos eles requerem a existência e o funcionamento do substrato anatômico em que se assentam, mesmo não sendo apenas ele. Mas também não se constituem em um "epifenômeno", mas apenas em um "fenômeno", pois não possuem nenhuma característica que não possa ser reduzida, mesmo que não linearmente (isto é, como a simples soma) ao funcionamento do substrato. Esta redução tanto é de ordem causal quanto epistêmica, mas não é ontológica, pois a mente não "é" o cérebro. E, diferentemente do que querem os behavioristas radicais, existe.
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