terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Porque essa transformação requer um agente?" Ex nihilo, nihil fit. Toda potência necessita de um agente para atualizá-la. Metafísica 101.

Não é verdade! Trata-se de um preconceito advindo da observação das ocorrências macroscópicas acessíveis à observação humana, dentro de sua escala de dimensões e intervalos de tempo. Por um raciocínio indutivo, como se observa que todo evento tenha uma causa, estende-se tal consideração a todos eles. Mas nenhuma conclusão tirada por indução é garantida. Basta um contra-exemplo para derrubá-la. E no mundo sub-atômico existem miríades de eventos incausados se dando a todo momento em todos os lugares do Universo. O decaimento radioativo, a emissão de fótons por átomos excitados e o surgimento de pares de partícula e antipartícula por flutuação do campo do vácuo são os mais notáveis. E eles estão diante de nós em todos os sistemas que emitem luz própria, por exemplo. No caso macroscópico o que acontece é que os eventos são coletivos em uma coletividade da ordem de grandeza da vigésima ou maior potência de dez. Considerando os eventos independentes, para simplificar, a ocorrência de uma coletividade deles, que seria um espaço amostral de sucesso, por exemplo, do acendimento de uma lâmpada pela ação da corrente elétrica, ou do deslocamento de um bloco pela ação do empurrão de um dedo, envolve possibilidades alternativas e concomitantes de um número tão grande de eventos elementares (emissão de cada fóton ou interação de cada átomo do dedo com um átomo do bloco) que a probabilidade tende à unidade, já que, nesse caso, elas são somadas. Então se tem a impressão de que ao se aproximar um dedo de um bloco, ele o empurrará, como se fosse um fato determinista. Mas isto é um resultado estatístico. Há a probabilidade, remotíssima, do dedo passar por dentro do bloco. Então, causação, no mundo macroscópico, é um efeito estatístico de eventos singulares fortuitos. Pode haver causação em eventos singulares sub-atômicos, como no caso da emissão de luz por um laser. O importante, contudo, é que isto não é uma obrigatoriedade. O que ocorre, sempre, é que, havendo causação em algum efeito, ela o precede no tempo, não por uma verificação desse fato, mas pela própria concepção do que seja tempo.

Por outro lado, a noção de ato e potência da metafísica aristotélica, reforçada pela escolástica, é uma noção inteiramente descabida e só tem sentido em certas circunstâncias, da mesma forma que a classificação aristotélica das causas. Sou um grande admirador de Aristóteles, principalmente por ter se oposto ao platonismo, esse sim, um grandissíssimo despautério. Mas Aristóteles teve uma autoridade tão grande sobre o pensamento árabe e ocidental, que tolheu o desenvolvimento da ciência por quase dois mil anos. Sem ele, talvez Demócrito, Leucipo, Epicuro e outros tivessem tido seguidores que possibilitariam o progresso da ciência muito mais rápido. Sem contar com a grande muralha ao livre pensamento que foi a disseminação da fé cristã, como mostra o bárbaro assassinato de Hipatia de Alexandria.

"Ex nihilo, omnia fiunt"

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails