quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Olá! Vi no seu perfil que você se considera uma pessoa que está em busca da verdade, e gostaria de saber se você já conseguiu encontrar grandes verdades neste mundo. Se sim, quais?

Sim, mas elas não são, em geral, adotadas pelo mundo. Mas são as que, em minhas observações, estudos e reflexões concluí que são válidas e devem prevalecer para que este mundo seja um lugar justo, harmônico, fraterno, próspero e feliz, para todos e não só para alguns. Eis uma lista do que agora me lembro:

-Existe um mundo exterior à nossa mente.
-Deus não existe.
-O Universo surgiu espontaneamente, sem ter do que provir, sem causa, sem planejamento e sem propósito, o mesmo tendo ocorrido com a vida.
-O indeterminismo e a incausalidade são os fatores preponderantes para o desencadeamento dos eventos.
-Todas as espécies vivas, dentre elas a nossa, surgiram por um processo evolutivo natural.
-A vida é a maior preciosidade existente e temos que cobri-la de significado, pois é única.
-A mente é uma ocorrência advinda simplesmente do funcionamento do cérebro e anexos e se extingue totalmente com a morte do organismo.
-A felicidade é o valor supremo da vida, mas felicidade não é gozo desenfreado de prazeres, mas a satisfação por estar se dando um significado à vida, fazendo o bem.
-Todos sempre temos a ver com tudo de que tomamos conhecimento. Omitir-se é uma desonra.
-O bem e o mal são valores opostos e de existência independente de qualquer noção de divindade. Um não é apenas a negação do outro, mas situações positivamente colocadas.
-O bem é um valor que precisa prevalecer e o mal ser eliminado.
-A verdade é mais importante do que qualquer consideração, exceto a compaixão. Mas está acima do lucro e de qualquer vantagem.
-O amor e a bondade devem nortear as atitudes e decisões da vida. Amor não se pode podar e quanto mais intensa e a mais seres amarmos melhor será o mundo. Todos os tipos de amor: afeto, amizade, bem querer, atração e paixão.
-Colaboração, compartilhamento, desprendimento, solidariedade, compaixão, bondade, altruísmo são muito mais valiosos e importantes para o bem geral de todos, e, em consequência, de cada um, do que competição, ganância, egoísmo, ambição, avareza, cobiça e rapinagem.
-A prioridade maior da sociedade é a educação, pois por meio dela tudo o mais será alcançado: saúde, prosperidade, segurança, harmonia, felicidade.
-Todos os seres humanos são iguais e como tal devem ser tratados, sem distinção de sexo, raça, riqueza, beleza, saúde, estatura, crença, nacionalidade, idade, opinião ou qualquer outro critério diferenciador.
-A ciência e a filosofia são os únicos meios de se alcançar ou, pelo menos, se aproximar da verdade.
-O ceticismo é a metodologia mais adequada à busca da verdade.
-Crenças podem ser admitidas quando não houver meios de se verificar o conhecimento, mas apenas provisoriamente e sempre com a disposição de revogá-las em razão de conhecimentos adquiridos que as contrariem.
-Fé e esperança não são virtudes, mas vícios que devem ser eliminados como prejudiciais a uma boa conduta de vida. Crer sem fundamento nem indícios é uma atitude descabida, bem como esperar sem envidar esforços ativos para se conseguir o que seja.
-As religiões são nocivas ao bem da humanidade.
-A conduta humana pode perfeitamente ser pautada por princípios éticos inteiramente baseados em considerações humanísticas.
-A inexistência de Deus não justifica o niilismo, isto é, supor que tudo seja permitido. A ética precisa ser aplicada às ações humanas.
-Nenhuma regra moral (consuetudinária) que fira princípios éticos deve ser obedecida apenas por tradição. É preciso revogá-la.
-Nenhuma regra moral proibitiva que não fira princípios éticos precisa ser obedecida.
-A liberdade é um bem preciosíssimo que não pode sofrer coações de espécie alguma. Contudo, liberdade é apenas o direito de se fazer o que quiser, desde que não provoque dor, prejuízo, sofrimento, ou qualquer maldade deliberada, inclusive o cerceamento da liberdade dos outros. Só em casos excepcionalíssimos, para o bem coletivo ou do próprio indivíduo, é lícito restringir a liberdade de alguém. Fora isso, pode-se pensar, dizer, fazer o que se bem entenda.
-O dinheiro, a propriedade, as nações, os governos, as leis são obstáculos à plena realização do homem como pessoa e todos os esforços têm que ser envidados para abolir tais coisas da face da Terra. Todo poder de mando é execrável.
-A condução das atividades humanas tem que ser feita por consenso da coletividade envolvida e coordenada por grupos adrede constituídos, que se dissolvem finda a ação considerada.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails