quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Olá, Ernesto! Não sei se você ja respondeu a essa pergunta, mas o que você pensa sobre o ciúme? Estou falando sobre o tipo ciúme que sentimos das pessoas que amamos em uma relação amorosa, por exemplo.

Considero que o ciúme seja manifestação de egoísmo e não de amor. O ciumento não prova que ama, mas que quer o amor de quem ele ama só para si. Quem, de fato, ama, quer o bem do ser amado, mesmo que esse bem seja não amá-lo. Ninguém pode pretender ser dono ou controlar o sentimento de ninguém, nem de quem se ama. Amar alguém não dá direito nenhum sobre a pessoa amada. Ela é livre para retribuir o amor ou não. E, inclusive, mesmo que esteja amando outra pessoa, isto não significa que não está amando a primeira. Pode amar as duas, porque não? O pior ainda é que o ciumento costuma implicar até se alguém ama quem ele ama, mesmo que não seja retribuído. Isso é o cúmulo da estupidez. Ciúme não tem justificativa nenhuma. Se uma pessoa que me ame tiver ciúme de mim, isto já destrói o meu amor por ela, porque ela perderá toda a minha admiração, que é um dos pilares do amor. Eu amo e já amei várias pessoas e nunca tive o menor ciúme delas. Inclusive considero que elas possam amar também a outras pessoas além de mim, sem que isso signifique que me amem menos. O que eu desejo é ser amado por quem eu amo, mas não necessariamente exclusivamente. E não tenho o menor direito de exigir retribuição de amor.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails