quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vamos supor uma situação que eu esteja num grande vazio material, no vácuo. Se houvesse apenas um objeto MUITO distante de mim eu conseguiria vê-lo ou não? porque?

Não, porque para se ver é necessária uma intensidade mínima de luz incidindo na retina. E a luz emitida por um objeto tem a sua intensidade reduzida com o inverso do quadrado da distância a ele, no vácuo (num meio absorvente, como o ar, mais rapidamente ainda). Isto porque a mesma potência luminosa emitida tem que abranger uma área esférica em torno do objeto que cresce com o quadrado da distância ao objeto. A partir de uma certa distância a intensidade cai abaixo do limite de percepção da retina e não se consegue mais ver.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails