quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Qual a descendência do seu sobrenome? Há algum significado?

Minha ascendência é austríaca, daí o meu nome em alemão. A palavra não é nada lisonjeira, pois rückert significaria algo como "aquele que volta" ou mesmo "retrógrado". O von é designativo de nobreza. Meu avô austríaco se chamava Wolfgang Anton Ferdinand Ernst Ginzel Edler von Rückert, do qual eu tirei meu pseudônimo Wolf Edler, que seria algo como "Cavaleiro Lobo". Edler von Rückert significaria algo como "Barão de trás". Esse avô, que era professor de Russo e Tcheco na Universidade, em Viena, veio para o Brasil em 1906, como imigrante, para não ser preso por ser anarquista e envolvido com os movimentos de libertação da Hungria e da Tchecoslováquia do Império Habsburgo. Aqui no Brasil casou-se com a filha do adido comercial de Portugal no consulado de Belo Horizonte, Alice Vieira de Carvalho Lopes dos Santos, mãe de meu pai. Foi guarda livros e professor de inglês do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Por outro lado, o pai de minha mãe, Eugênio Ernesto Barbosa, Almirante médico da Marinha de Guerra, era primo de Rui Barbosa e casou-se, em segundas núpcias, com Semíramis Vaz Gonçalves, da família de Bento Gonçalves, filha do encarregado da Capitania dos Portos da cidade do Rio Grande, na entrada da Lagoa dos Patos. Sua primeira mulher era sobrinha do Barão de Serro Azul, do Paraná.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails