segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Olá, sou um recente seguidor e desde já parabenlizo-o por sua disponibilidade em transmitir o seu conhecimento. Sou estudante de psicologia e senti-me instigado com a sua linha de pensamento.(continua)

(continuação) Tomo a liberdade em fazer a seguinte pergunta: Porque a ontologia, não pode resolver o problema do conhecimento humano?. O ser é objeto(ideais e reais) da ontologia.O objeto é um ser. Há uma ligação com a metafísica.

A ontologia é parte da metafísica. Ela cuida de estabelecer os conceitos e categorizá-los dentro da filosofia. Mas definições e conceitos são arbitrários. Você chama disso e daquilo o que quiser. O que é preciso é que todos concordem entre si com isso, para não se perderem nas discussões. Aí entra a ontologia, como uma espécie de gramática da filosofia. Ou um dicionário. Muitas discussões filosóficas são apenas semânticas. Um problema é dito "ontológico" quando busca saber "o que é" aquilo de que está se tratando. Já a metafísica é mais abrangente porque, a partir dos conceitos e da categorização deles feita pela ontologia, busca estabelecer que relações eles guardam entre si. Isto já não é arbitrário. Mas como muitos conceitos ontológicos se referem a abstrações e não a nada natural, as ciências não conseguem estabelecer, experimentalmente, essas relações. Elas precisam, então, serem estabelecidas por especulação, isto é, raciocínio lógico, com base em suas definições e propriedades. E isto pode ser objeto de discussão, pois o critério de validação dessas relações não é tão claro como o científico. Entra, então, a "epistemologia" que, justamente, discute esses critérios de validação, tanto do conhecimento científico quanto do filosófico. Além da ontologia, da metafísica, da lógica e da epistemologia, a compreensão do mundo, natural e abstrato, requer a fenomenologia, que são as ciências, que buscam as relações por meio de observação e experimentação, propondo modelos teóricos explicativos a serem testados factualmente. A ontologia apenas não dá conta de resolver o problema do conhecimento, pois, além de se querer saber "o que é?" (ontologia), também se quer saber "como é?" (metafísica), "porque é?" (epistemologia) e "para que é?" (fenomenologia). Para saber tudo isso, a ferramente é a lógica.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails