Não tenho conhecimento de pesquisas a respeito, mas minha impressão é que sim. O problema maior está na rejeição às exatas, pois quem tem facilidade para exatas, geralmente não tem problemas com humanas e biológicas. Grande parte dessa rejeição, contudo, penso eu, deve-se a um trabalho mal feito pelos professores da educação infantil, que, eles mesmos, tendo essa rejeição, a transmitem aos alunos. Em meu colégio, a professora de matemática do quarto e quinto anos do fundamental, Profª Elzi (aqui quero deixar-lhe uma homenagem), faz um trabalho fantástico para criar o gosto pela matemática, trabalhando-a de uma forma lúdica e desafiante que desperta o entusiasmo da criançada e o gosto pela aritmética e a geometria. O problema da matemática (que é o grande entrave para as exatas) é que se trata de um conteúdo sequencial desde o primeiro ano do fundamental até o doutorado. Cada conhecimento e habilidade dependendo do anterior. Qualquer vacilo em um dos degraus comprometerá todo o aprendizado posterior. O que não acontece com outras disciplinas. Portanto, se a criança não tem um pendor espontâneo para a matemática, há que se despertá-lo e tem que ser bem cedo, senão não adianta. Como sempre achei a matemática uma "boa temática", não consigo entender como certas pessoas não se maravilham com ela. Mas, de fato, tem gente que detesta. Uma pena, pois não sabem o que perdem.
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