Um ser seria atemporal se ele existisse sem estar mergulhado no fluxo do tempo. Note que isto é muito diferente de ser eterno. Eterno é aquilo que existe ilimitadamente ao longo do tempo, que também teria que ser ilimitado. Atemporal não existe dentro do tempo. As entidades físicas não podem ser atemporais, pois, estando no espaço e o espaço fluindo no tempo com todo o Universo, tal ser necessariamente existirá ao longo do tempo. Em verdade um ser não é aquilo que é, mas aquilo que está sendo, no fluxo do tempo. Para existir fora do tempo também não pode existir no espaço. Todavia, mesmo o que não existe no espaço, como as abstrações, conceitos e idéias, existem no tempo ao longo do qual são pensadas, pois só existem enquanto concebidas por mentes que as mantêm capturadas pela consciência durante um tempo em que os circuitos neurais delas se ocupam. Para que algo exista fora do tempo seria preciso que o próprio tempo cessasse o seu fluxo. Isto poderia acontecer, uma vez que o fluxo do tempo decorre das alterações do estado global do Universo. Se tal estado se estabilizar, como poderá ocorrer na "morte térmica", não haverá mais fluxo de tempo, mesmo que continue a haver espaço. Mas isto só pode ocorrer globalmente, no Universo inteiro. Então todos os sistemas estarão em seu nível mais baixo de energia e a entropia terá atingido seu máximo valor, tendo cessado a expansão cósmica. Nada ocorrendo, não há tempo.
E esse tal de criador? O que seria isso? Há grandes incoerências nesse conceito. Se ele atuou para fazer o surgimento do Universo a partir de nada, não poderia fazer parte do Universo. Mas se o Universo é o conjunto de tudo, não há o que não faça parte dele. E se ele faz parte do Universo, o Universo já existia, ele apenas o transformou. Isso é como o panteísmo: uma possibilidade. A questão é que chamar de Deus o Universo implica em atribuir a ele uma mente com inteligência, vontade e sensibilidade. Não se observam tais coisas no Universo, que age às cegas, pelas injunções e coincidências que afluem para um mesmo evento em cada lugar. Assim é o modo como o Universo evolve. Nada de planos nem de propósitos, nem de motivos. Em suma, a suposição de um criador é muito mais problemática e complicada de ser aceita do que a de um surgimento meramente aleatório.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
O que é algo atemporal? E faria sentido dizer que existe um criador atemporal?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário