Não só a inveja, mas uma série de outros recursos que são denominados "erísticos". Enquanto a dialética, é a arte de bem argumentar, com lógica e a retórica é a arte de bem expressar verbalmente o pensamento, a erística é a arte de vencer uma discussão sem ter razão. Existe um livreto de Schopenhauer, sobre o tema: "Como vencer um debate sem precisar ter razão". É uma obra pequena, mas magnífica: Veja:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dial%C3%A9tica_er%C3%ADstica
De fato, em muitos casos, um dos debatedores pode sentir inveja da cultura, da inteligência, da fluência, da elegância e outras características do outro, e, assim, faz uso de vários recursos maliciosos para tentar vencer a discussão, especialmente se estiver sem razão.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Ernesto pq as pessoas usam tanto em um rebate de crítica a INVEJA? Não seria uma saída confortável e imediatista para uma crítica? Me parece que a religião sempre apoiou isso com a crianção dos pecados capitais. Inveja existe ou é competição da
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário