terça-feira, 15 de novembro de 2011

É possivel existir um universo sem tempo e espaço? Ou um universo só pode ser definido com tempo e espaço? O universo precisa de tempo e espaço para ser um universo?Um universo para existir precisa de que?Um universo precisa de leis para ser um universo?

Podemos chegar a conclusão que o universo sempre existiu, e o que surgiu foi o tempo e espaço?

Resposta:

Não existe Universo sem espaço, pois o Universo é um conjunto de conteúdos e todo conteúdo ocupa um espaço, que, justamente, é gerado por ele como sendo o conjunto de lugares em que ele se estende. Mas poderia haver Universo sem tempo, desde que esse conteúdo fosse completamente estático, isto é, nunca mudasse. Aliás, essa é uma das possibilidades para o destino final do Universo, a chamada "Morte Térmica". Se o Universo for perfeitamente plano, sua expansão acabará quando o nível de energia de tudo for mínimo e a entropia for máxima. Então nada mais mudará e o tempo parará de passar. Mas tudo estará completamente negro e não haverá mais radiação de fundo. Tal situação não se pode dizer que permanecerá eternamente, porque eternidade é um decurso inacabável de tempo e, nesse caso, não decorrerá mais tempo. Inclusive há controvérsias sobre se esta situação é uma "existência", pois o conceito de existência é o da presença real no mundo, ao longo do tempo. Se o tempo não passa, algo existe?
Quanto a leis, o Universo não precisa delas. Elas são uma descrição humana do comportamento natural do Universo. Ele se comporta por conta própria, independentemente de que se diga como ou não. Inclusive, não é necessário que haja uma regularidade no comportamento, portanto, se assim fosse, mesmo que se quisesse, não haveria como dizer qual o modo de comportamento, já que seria sempre mutável. Por acaso o Universo surgiu de forma tal que há regularidade em seu comportamento. Poderia ter surgido diferente e, então, não existiríamos, pois nossa existência depende dessa regularidade.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails