quarta-feira, 17 de outubro de 2012

professor, sou ateu, mas às vezes eu fraquejo e penso que deus talvez possa existir. você poderia me mostrar alguns argumentos sobre a inexistência de deus?

Isso não é fraquejar. É a atitude normal de dúvida que se tem que ter a respeito de tudo. Certeza é quase impossível de se ter a respeito de qualquer coisa. Tanto de que Deus exista, quanto de que não exista. O que se pode ter são fortes convicções, ou seja, opiniões embasadas por fortes indícios. Há assuntos a respeito dos quais se dispõe de comprovações ou de evidências. Não é o caso da existência de Deus, para a qual não há nenhuma evidência e nenhuma comprovação. Inclusive para a não existência. Mas isso não significa que seja impossível decidir a respeito. Então há que se apoiar em indícios. Para mim os indícios de que Deus não existe são os seguintes: 1. Praticamente tudo o que antes se atribuía a Deus, hoje a ciência dá uma explicação completamente natural. O que ainda não é explicado, pode-se considerar que um dia o será, à vista da história da ciência. Ou seja. a suposição de que seja necessário um ser extrínseco ao Universo para ser o causador das ocorrências da natureza não é necessária. 2. Não há uma correlação positiva entre os pedidos das orações e seus atendimentos. Muitos não são atendidos e muitos atendimentos se dão sem que tenham sido pedidos. Isso permite concluir que os casos em que pedidos sejam atendidos são coincidências. 3. As neurociências a cada dia mostram que o psiquismo é, simplesmente, uma ocorrência de origem neurológica, não havendo nenhuma evidência de que existe uma alma espiritual e, muito menos, de que ela sobreviva à morte do organismo. 3. A existência da maldade no mundo indica, sem a menor chance de contestação, que algum Deus, se existir, certamente que não é bom ou não é onisciente ou não é onipotente. E se não for tudo isso, porque considerar que seja Deus? 4. Todas as propaladas provas da existência de Deus falham em algum aspecto, de modo que ela não é uma necessidade lógica, nem ontológica, nem epistemológica nem fenomenológica. Isso eu já mostrei para as ditas provas ontológica e cosmológica, como pode ser encontrado em meus blogs. 5. A fé não pode ser garantia de verdade a respeito de nada, pois existem fés completamente diferentes e pessoas que as possuem com sinceridade. Como a verdade tem que ser única, não pode ser a que pessoas com fés diferentes acham que seja. Só uma pode ser verdadeira, ou nenhuma. Mas o critério para escolher tem que ser extrínseco à fé. E não existe nenhum. Logo, o mais provável é que nenhuma fé seja verdadeira.

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