Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de maio de 2013
Afinal de contas a tautologia e a petição de princípio são falácias ou não? O que seria pensamento circular? A bíblia seria o que dentre essas três coisas? Um exemplo lógico: A bíblia está certa porque a bíblia afirma que ela está certa, logo ela só pode estar certa.
Tautologia não é uma falácia. É a propriedade de uma proposição composta ser verdadeira, quaisquer que sejam os valores veritativos de suas proposições elementares ou atômicas. Ou mesmo de uma petição simples predicar algo que já se encontre na definição do sujeito. Por exemplo, dizer que todo círculo seja redondo. Já a petição de princípio sim, é uma falácia que consiste em usar uma referência circular, ou seja, tomar a conclusão como base de validade de alguma premissa. Por exemplo, dizer que o Corão está certo porque no Corão consta que ele seja verdadeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário