domingo, 19 de maio de 2013

Por que mesmo decorando a tabela de integrais & derivadas e fórmulas de física, turmas praticamente inteiras reprovam?

Porque decorar fórmulas e tabelas é o menos importante. Quando eu lecionava, minhas provas eram todas com consulta. O importante é saber o significado das fórmulas e as situações em que elas se aplicam ou não. E saber induzir, deduzir e aplicar em novas situações. Eu sempre pedia deduções e aplicações inéditas. As que foram dadas em aula não eram para se decorar e sim para se treinar em como fazer uma dedução, para fazer novas. Da mesma forma nas aplicações. Não adiantava saber fazer todos os problemas já resolvidos. Os da prova eram sempre novidades, que exigiam a o conhecimento, o entendimento, a compreensão, a habilidade e a competência de se fazer física. Isso é que eu fazia os alunos adquirirem no curso. Eu não ensinava, eu os fazia descobrir por conta própria, sob minha orientação. Isso é que desenvolve a percepção, a inteligência e a criatividade. Os alunos que se concentram em "conhecer", apenas, serão sempre medíocres. A escola existe para dar conhecimentos e habilidades, para ensaiar para a vida real, para formar o caráter, para promover a solidariedade humana, para cultivar hábitos saudáveis, para despertar o espírito reflexivo e crítico, Para fomentar a consciência social, para desenvolver a apreciação estética, e, especialmente, para tornar as pessoas realizadas e felizes. Conhecimento é apenas um dos itens.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails