Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de maio de 2013
Como estimular e granjear altruísmo? Eu sinto amor pelas pessoas, porém ao mesmo tempo sinto desprezo, simplesmente por atitudes das mesmas. E acabo sendo egoísta com todos e em tudo na minha vida. Sinto que isso me faz mal.
Essa é sua tendência nata, mas pode ser mudada. Existem várias pessoas dentro de você que lutam para, em cada caso, serem as que dominam suas decisões. Para simplificar há o seu eu emocional e o seu eu racional. Ambos são importantes para a condução da vida. Mas se o eu emocional e instintivo estiver dominando algum aspecto que te faça infeliz, deve ser controlado. Isso acontece com racismo e com o egoísmo, por exemplo. Há pessoas naturalmente altruístas e outras naturalmente egoístas. Mas a vida em sociedade é mais benéfica, até para a própria pessoa, se ela não for egoísta. Vencer o egoísmo é uma questão de treino e auto-sugestão, isto é, uma educação autodidata para deixar se sê-lo. Como? Sempre que uma atitude egoísta estiver para ser tomada, conte até dez, respire fundo e deixe de tomá-la. Isso vai lhe condicionando a não ser mais egoísta, até que passará a ser uma atitude habitual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário