Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de maio de 2013
O que você entende sobre fanatismo? Há graus de fanatismo? Como saber se uma pessoa é fanática? Vale apena debater com fanáticos?
Fanatismo é a atitude de se aferrar a alguma concepção religiosa, ideológica ou, até, esportiva, musical ou outra, de um modo totalmente dogmático e irracional, que rejeita, aprioristicamente, qualquer ponderação de sua validade. E que seja acompanhada de uma postura de hostilidade a quem não compartilhe dessa concepção, que pode, até, resvalar para o cometimento de crimes. A identificação de um fanático se faz pela constatação de que ele não admite a menor discussão sobre a validade de sua concepção. O fanatismo pode ter graus sim. Desde uma concepção levemente tendenciosa até uma atitude drasticamente inflexível. Nesses casos mais severos, não adianta discutir e tentar argumentar que será inútil. O fanatismo só será removido quando algum fato da realidade demonstrar, de forma cabal e inequívoca, a improcedência da concepção fanática adotada. Isso será cruel para o fanático, mas é só o que o demoverá do fanatismo. Tenho muita pena de pessoas fanáticas e considero que tal atitude, de fato, seja proveniente de alguma patologia neurológica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário