domingo, 19 de maio de 2013

Por que todo mundo que eu vejo fala mal (inclusive eu) da aprovação automática nas escolas e isso não muda? Por que a sociedade não consegue criar força pra fazer valer suas convicções diante do governo especificamente a respeito dessa lei?‎

Porque os políticos só querem saber de resultados estatísticos de quantidade e não de qualidade. Exigir qualidade do ensino não tem apelo popular, porque a maioria do povo, como não foi formada desde o começo numa escola de qualidade, não vai aguentar a dificuldade que a qualidade exige e vai ser reprovada, criando um imenso represamento. Isso vai render votos para quem for da oposição que, certamente, criticará uma medida rigorosa desse tipo. E também vai exibir as grandes mazelas da educação brasileira, o que depreciará o Brasil no contexto internacional, provocando redução no aporte de capital, por exemplo. O que eles fazem questão de esquecer é que esse negócio de esconder o lixo debaixo do tapete não pode funcionar indefinidamente. Já está acontecendo do Brasil precisar importar técnicos pela falta de mão de obra qualificada para muito trabalho mais complexo. A culpa é dessa pedagogia de aversão a tudo que é difícil, trabalhoso, complicado, demorado. Mas tudo que é importante e que funciona mesmo é assim. Temos que nos mirar no exemplo da Coréia do Sul e da Finlândia, em termos educacionais. Ou da República Tcheca. Acho que a solução é todo mundo que pensa de modo sério entrar para a política e tirar de lá essa cambada de aproveitadores inescrupulosos que querem só se locupletar.

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