domingo, 19 de maio de 2013

Em uma sociedade anarquista, como seria a questão do direito autoral? O que foi produzido por mim seria automaticamente de todos, não tendo eu o direito de dizer que fui eu quem criei? Qualquer um poderia fazer uso desse trabalho sem nenhum problema? "Autoria" seria algo egoísta?

Claro que o direito autoral é preservado. Só não é o direito de auferir lucro com a autoria. A autoria é reconhecida, mas a obra é disponibilizada para todos, de graça, ou, a princípio, pelo preço de custo. Isso já aconteceu na União Soviética, em que fazia parte do salário dos professores universitários o trabalho de redação e publicação de livros didáticos (em geral excelentes - tenho muitos de física e matemática), sem receberem royalties, mas com o reconhecimento da autoria. Eles eram vendidos pelo governo a preços bem baixos. Não que eu concorde com o regime soviético, mas concordo com esse procedimento. O uso do trabalho é disponibilizado, com a obrigação moral de se citar a origem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails