domingo, 19 de maio de 2013

Qual a sua opinião sobre Richard Dawkins?

Já li quase todos os livros dele. Gosto muito, especialmente os que são a respeito de evolução, principalmente "O Gene Egoísta". Falta ler "O Rio que Saía do Éden". Gostei demais do "Desvendando o Arco-Íris". Atualmente ele tem se dedicado a um proselitismo ateísta que acho bem válido, mas discordo de sua postura de desdém em relação aos crentes. É claro que existem muitos religiosos aproveitadores da credulidade do povo, e esses são execráveis mesmo. Mas também há muitos religiosos sinceros, cultos e inteligentes, que merecem ser respeitados, inclusive por sua bondade, honestidade e seriedade. Infelizmente eles estão equivocados em suas concepções e eu acho muito válida e caridosa a atitude de mostrar a eles o equívoco de sua crença. Isso eu sempre procuro fazer e penso que seja direito meu, do mesmo modo que penso que seja direito dos religiosos procurarem convencer os outros, sem tentar impor, que suas crenças é que estejam certas. Isto é, que os muçulmanos, hinduístas, espíritas, budistas, católicos, ortodoxos, protestantes ou de que religião sejam, façam o seu trabalho missionário. Isso é legítimo, inclusive para os ateus. Mas acho que deve se dar um desconto ao Dawkins, porque há muito religioso tachando os ateus de crápulas, venais, imorais, perversos, desonestos e vários outros epítetos desairosos que, absolutamente, não têm nada a ver com a concepção ateísta. Isso pode ser característica de algum ateu, mas também se encontra entre muitos crentes. Ou seja, o caráter é totalmente independente da crença.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails