domingo, 19 de maio de 2013

Como você disse na outra pergunta sobre o racismo, diferenciando preconceito de gosto. Blogs como eu citei tem aquela mania de "se você não gosta ou prefere o 'aceito pela sociedade', então você é preconceito". O que você tem a dizer sobre isso?‎

Trata-se de um preconceito sobre o que seja preconceito. Preconceito são ações ou ofensas positivas e explícitas. Isso é inadmissível. Opiniões, gostos e preferências são legítimos. Qualquer um pode gostar ou desgostar do que quer que seja. Por exemplo, de algum alimento, bebida, música, filme, esporte ou de outras pessoas, pelo motivo que for, até pela cor da sua pele, sua filiação religiosa, sua ideologia política ou seu partido, seu time de futebol. Não interessa a razão. Gosta-se ou desgosta-se com toda a liberdade. O que não pode é, a partir do desgosto, ofender ou prejudicar quem seja objeto de seu desgosto, se essa pessoa não dá motivo pessoal para nada disso. Quando se passa a agir contra alguém por razão da pessoa ser ou se comportar assim ou assado, então é um preconceito. Claro que eu posso agir contra um ladrão, um assassino ou um corrupto que não estou sendo preconceituoso, pois ser ladrão, assassino ou corrupto não é legítimo. Mas ser da raça que for, da religião que for, da ideologia que for, do time que for, da orientação sexual que for, do gênero que for, gostar da música que quiser... Tudo isso é perfeitamente legítimo e agir contra os outros por essas razões é preconceito. Agir, isto é, prejudicar ou ofender. Apreciar ou desapreciar não é preconceito de modo nenhum. Eu, por exemplo, não gosto de funk e gosto de ópera. Há quem goste de funk e não goste de ópera. Não tenho nada contra gostar de funk e espero que ninguém se oponha a que eu goste de ópera.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails