terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ernesto, a respeito do perfeccionismo. Ele é uma arte? Por exemplo, eu pinto um quadro belíssimo, bezuntado de detalhes, e cheio de subjetividades, enquanto você faz o mesmo, e pinta uma obra-prima, mas com tuas características.Então as pessoas têm essas obras como "perfeitas", e considera-se que ..‎ William Carreiro

continuando... (...) considera-se que o perfeccionismo é subjetivo. Ou o perfeccionismo é algo científico, que tenha um padrão para todos? Ou ambas as opções, depedendo da situação.
Não é isso. Perfeccionismo não é perfeição. É a atitude de sempre se procurar fazer tudo da forma mais perfeita possível. Isto é, nunca se contentar nem com o "muito bom", mas, pelo menos, com o "ótimo" e, de preferência, com o "excelente". Para isso, não se importar de ter o trabalho que tiver, levar o tempo que levar, gastar o quanto gastar. Em suma focar-se na excelência do resultado e não na economia do processo para se chegar a ele. É ser eficaz e não ligar para a eficiência. Mas o resultado tem que ser perfeito em sua própria avaliação. É não se contentar com o "Está bom assim" dos outros, se achar que não está bom. Essa atitude não é nada lucrativa, pelo contrário, costuma dar prejuízo. Mas dá a satisfação de ver uma obra perfeita em tudo o que se faz. Isso não tem preço. Isso é válido para obras de arte como também para tudo o que se fizer na vida. Para tal é preciso ter muita perseverança, nenhuma preguiça, muita paciência e, certamente, muito preparo, treinamento e talento. Tem gente que não consegue, ou por falta de tenacidade, ou por ter pressa, ou por não gostar de ter prejuízo ou por não se importar mesmo com a qualidade. Não é o meu caso. Sempre fui assim e não pretendo mudar. Mais vale um gosto do que um vintém.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails