Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Deus foi apenas uma criação dos humanos para não assumirem que estão sozinhos. Concorda? Frase feita por mim mesma, obrigada. Nínive
Pode ser, em parte. No meu entendimento, contudo, a suposição da existência de deuses aconteceu porque o homem primitivo observava que as ações, em geral, tinham um executor, pessoa ou animal. No caso dele não ser identificado, eles imaginavam uma entidade invisível provocadora do evento. Então inventaram as noções de deus da chuva, do trovão, da colheira, da fertilidade, das águas, da morte e assim por diante. Tais deuses tinham características psicológicas humanas, isto é, ficavam com raiva, tinham ciúme etc. Então precisavam ser bajulados para agirem de forma propícia aos interesses humanos. Enquanto isso, também conceberam a ideia de que possuímos uma alma espiritual que não morria quando o organismo parava de funcionar e que essa alma seria punida ou premiada, nessa continuação da vida fora do corpo, segundo as ações da pessoa. Então, ou voltaria a se reencarnar em outra pessoa ou animal ou viveria eternamente em beatitude ou danação. Num estágio mais evoluído, alguns conceberam que o deus era um só. Entrementes, os espertos se auto-proclamaram representantes dos deuses para intermediar a comunicação das pessoas com os deuses, isto é, tornaram-se sacerdotes e, com isso, granjearam grande poder. Os detentores do poder político e militar (que se confundiam), então, mancomunaram-se com os sacerdotes para ter uma forma mais fácil de dominar o povo. Daí até surgir toda essa organização com ritos, templos, escrituras das religiões foi um passo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário