Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Há alguma diferença entre uma escolha racional e uma desculpa racional? Ex: Casamento, ter filhos, monogamia, torcer por algum time, gostar de um estilo musical e etc. Leinadv
Claro que sim. Uma escolha e consentida e representa a verdadeira concepção da pessoa. Uma desculpa pode se apresentar como racional, mas não é o que a pessoa, em verdade, considera. É uma mentira. Muitas pessoas se posicionam a favor de coisas que não são as que acham que seja certo ou o que querem por muitas razões, inclusive por conveniência. Às vezes acham que as razões que as convencem de suas preferências não seriam aceitas pelos outros, então inventam outras razões que poderiam ser aceitáveis. Não gosto nada disso. Acho muito melhor que se diga as verdadeiras razões de suas escolhas, não importa o que os outros pensem a respeito. Pode ser que a escolha não seja racional. Mas não precisa ser. Pode ser uma escolha emocional, igualmente válida. Não precisa dar uma desculpa racional. Diga que é porque gosta. Por exemplo. alguém pode concluir que não deva comer carne, mas quer comer porque gosta. Então diga isso. Não se é obrigado a ser coerente. Nem mesmo sincero. Mas é preferível ser sincero do que ser coerente. O ideal seria ser coerente e sincero.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário