Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
http://spring.me/wolfedler/q/192670629135154569 , O senhor disse que a aceleração poderia ser maior que c , então se uma partícula COM MASSA chegasse até o horizonte de eventos atingiria c ? Ricardo Melo
Eu não disse que a aceleração fosse maior do que c, pois "c" é uma "velocidade", que não é maior nem menor do que nenhuma "aceleração", pois são grandezas de espécies diferentes. Uma partícula com massa, mesmo que atinja algum horizonte de eventos, não importa que aceleração tenha lá, não atingirá velocidade maior do que "c". Suponhamos que uma partícula de massa "m" parta do repouso no infinito e se acelere gravitacionalmente até um certo buraco negro de massa "M". Sendo sua energia total nula, tem-se que Ec = -Ep em todo o trajeto. Mas, Ep = -GMm/h, no horizonte de raio h e Ec = (γ - 1)mc², sendo γ = (1 - v²/c²)^(-1/2). Como h = 2GM/c², tem-se: (γ - 1) = 1/2, donde γ = 3/2 ou 1 - v²/c² = (2/3)², donde v = c√5/3 ≃ 0,75c.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário