Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
nao acredito que o universo tenha surgido "de nada", é algo que ao meu ver, é impossivel de acontecer, tem que ter uma causa, ou um criador, essa é a explicação mais viavel ao meu ver. Raelson Hipolito
Por que é que "tem" que ter uma causa? Isso é um preconceito. A observação dos eventos em nível macroscópico permite identificar causa para eles, do que se induz que todo evento seria efeito de uma causa. No entanto nenhuma conclusão induzida é garantida, sendo derrubada por um único contra-exemplo. Em nível microscópico acontecem miríades de eventos que não são efeitos de causa nenhuma. São fortuitos. É o caso da desintegração radioativa e do decaimento de átomos excitados com a emissão de fótons. A excitação é condição e não causa. Condição é o que permite, causa é o que determina. Portanto causa não é uma necessidade. Mas pode acontecer e acontece em muitos casos, geralmente macroscópicos. Mesmo em microscópicos pode acontecer, como nos lasers (light amplification by stimulated emission of radiation). Nos casos macroscópicos, em geral, o que acontece é uma concentração da probabilidade pelo fato do evento ser constituído de um número muito grande de eventos microscópicos. Por exemplo, na emissão de luz, pode-se dizer que a excitação de um conjunto de 10^20 átomos causará emissão de luz, mesmo que a emissão de fótons por cada um seja fortuita. É o que acontece em uma lâmpada. Se a causa não é uma necessidade para eventos, porque o Universo não pode ter surgido sem causa? Quanto a surgir "de nada" é a única possibilidade, pois se houvesse algo, já seria o Universo. Mesmo que tenha sido criado por Deus, Deus o criou "de nada".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário