Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Pode me ajudar Prof? Pesquisei o que era niilista e não achei boas respostas, na wikipedia e dicionarios é uma resposta muito rebuscada e complexa, cheia de palavras dificeis, será q vc pode me dizer o que é niilismo? vejo mto sobre isso em debates e as vezes falam que ateu tem fama de ser niilista erfref
Niilista é a pessoa que considera que não existam critérios éticos para agir. Logo, tudo seria permitido. Alguns pensam que a ética emana de Deus e que, não havendo Deus, não há razão para se ser ético, já que tanto bons quanto maus não serão punidos nem premiados em vida eterna nenhuma. Acontece que a ética não emana de Deus nenhum. A ética é um compromisso humano de se pautar a vida de forma a permitir a existência de uma sociedade que propicie, a todos, a felicidade, o bem estar, a segurança, a prosperidade, o conforto e todas as benesses para as quais a humanidade se organiza em sociedade. Essa sociedade é que tem que impedir e punir ações que se insurjam contra o bem geral e o bem pessoal de cada um. Daí, mesmo sabendo que Deus não existe, as pessoas precisam se comportar eticamente e a moral deve se basear na ética para prescrever suas permissões e proibições, e não no que atenda os interesses de alguma classe dominadora. Por isso é que regimes totalitários e autocráticos não são éticos, mas apenas os democráticos ou acráticos. Há ateus que são niilistas, mas a maioria não é. Contudo há crentes que, mesmo que não admitam, na prática o são e pautam suas ações pelo benefício próprio, sem se importar com o prejuízo que possam causar a outrem ou à sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário