Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de janeiro de 2014
Em um livro de sabedoria judaica, o ''Talmude'', é dito que: "O prazer é uma arte que nos foi dado para cultivarmos" - O desfrutar, depende mais do estado de espírito ou das circunstâncias?
Em verdade o prazer não nos foi dado. Ele surgiu como um desenvolvimento neurológico de nosso psiquismo, desde espécies anteriores à nossa. Nas espécies apenas reativas, o prazer é uma resposta aos estímulos do ambiente. À medida que a proatividade vai aumentando, como no caso da espécie humana, o prazer se dá pela interação entre o estímulo ambiental e o estado mental receptivo a ele. Para quem esteja de luto recente, por exemplo, algo que seja fonte de prazer para outros, não o é para ele. Essa interação, em verdade, tem o seu sucesso em propiciar prazer mais dependente do estado mental do que do estímulo exterior, no caso da espécie humana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário