Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de janeiro de 2014
“O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza.” Dostoiévski - Concorda ou discorda? Por que?
Não necessariamente, como um estado continuado. Pode haver alguém inteligente e sábio que seja alegre e feliz. Ou triste. Dostoiévski expressou seu estado de espírito. Não é condição de sabedoria e inteligência ser infeliz e nem felicidade e alegria são mostras de ingenuidade, superficialidade, ignorância, pouca inteligência, pouca sensibilidade ou pouca sabedoria. Tanto pode acontecer do sábio ser alegre e feliz como ser triste e infeliz. Para mim, em verdade, o atingimento de um nível superior de compreensão e iluminação em relação à realidade, pelo contrário, leva a uma paz e a uma alegria que superam a tristeza pela contemplação do mal do mundo. Tristeza, infelicidade ou casmurrice podem advir de muito conhecimento. Mas se ele for acompanhado de reflexão e sabedoria, tais estados serão superados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário