Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Ernesto,é verdade que uma estrela de nêutron é tão densa que se uma pessoa pousasse lá pesaria 100 bilhões de toneladas?
Uma estrela de nêutrons tem a densidade de um núcleo atômico, pois ela é um único núcleo atômico em que os elétrons foram embutidos nos prótons, formando nêutrons. Essa densidade é de 1E17kg/m³. Se ela estiver no limite mínimo de Chandrasekhar, para estrelas de nêutrons, que é de 1,44 massas solares, ela terá uma massa de 1,44 x 2E30 kg, que vale 2,88E30kg. Com aquela densidade, seu volume será de 2,88E13m³, que lhe dá um raio de 19.000 km (o triplo da Terra para uma estrela de mais massa do que o Sol). Com essa massa e esse raio, desconsiderando o efeito centrífugo da rotação, o campo gravitacional superficial será de 5,34E11N/kg. Então uma pessoa de 70 kg, em sua superfície (se conseguisse ficar lá), pesaria 3,74E13 N ou 3,81E12 kgf, isto é quatro trilhões de quilogramas-força ou quatro bilhões de toneladas-força.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário