Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Professor, aproveitando a resposta sobre o "nada" do outro cara aí, a minha pergunta é: É possível (na lei da física agora, não antes do big bang ) algo surgir "do nada"? Digo, algo não causal, que não precise de uma causa?
"Nada não existe". Não é possível que algo provenha "do nada". Nem no surgimento do Universo. Mas, no surgimento do Universo, tudo proveio "de nada". Não é um jogo de palavras. É uma conceituação completamente diferente. "O nada" é algo. "Nada" não é algo. Atualmente também não é mais possível algo surgir "de nada", pois já existem leis de conservação. Mas pode surgir do vácuo, que é algo e não só espaço vazio (que, aliás, não existe no Universo). No vácuo há radiação e campos e desses constituintes pode-se surgir matéria e antimatéria, aos pares. Isso acontece comumente e é um evento incausal, isto é, fortuito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário