Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 12 de janeiro de 2014
Professor, qual é o verdadeiro motivo da desigualdade social no Brasil? Eu sei que tem vários mas queria que o senhor citasse a principal.
Para mim, mas isso é uma opinião, não tenho embasamento de pesquisa para afirmar, é que o Brasil foi um país colonizado numa forma de exploração para lucro da metrópole e não para consolidação da civilização local. Com isso, os trabalhadores, vendo que não havia reversão das riquesas tiradas em benefícios econômicos, urbanos e sociais em geral, jamais se empenharam em trabalhar além do que era estritamente exigido. Em outros países, a riquesa aconteceu porque se trabalhou mais do que o necessário e a sobra foi aplicada em benefício de todos. Assim, aqui, não houve enriquecimento de trabalhadores para se tornarem burgueses. Os trabalhadores foram ficando cada vez mais empobrecidos, ainda mais que, grande parte, proveio da escravidão. E a riquesa se concentrou na mão de poucos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário