Existem dois tipos de partículas subatômicas: bósons e férmions.
Os férmions são as partículas constitutivas da matéria, como os elétrons, prótons e nêutrons, e seus constituintes, os quarks (dos prótons e nêutrons). Os férmions obedecem ao princípio da exclusão, que diz que, em um sistema, não se pode ter mais de um constituinte no mesmo estado de energia e spin (spin é a quantidade de rotação intrínseca de algo). O spin deles é um numero semi-inteiro de constantes de Planck (dividida por dois pís). Além disso eles exibem a conservação de número, ou seja, não podem ser destruídos e nem formados, exceto em pares de matéria e antimatéria.
Os bósons são as partículas mediadoras das interações, como os fótons, os glúons e as partículas W e Z. Eles não obedecem ao princípio da exclusão e um sistema pode ter muitos bósons no mesmo estado (até todos). O spin deles é um número inteiro de constantes de Planck (dividida por dois pís). E, finalmente, eles não possuem conservação de número, podendo ser formados e aniquilados à vontade.
Tanto férmions quanto bósons observam a conservação de massa-energia e de quantidade de movimento linear e angular, além da carga elétrica.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário