quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Recentemente soube que o fóton é um bóson, e o motivo que me foi dado é que ele tem spin inteiro ( 1 ), dito isso o elétron também é um bóson???

Existem dois tipos de partículas subatômicas: bósons e férmions.
Os férmions são as partículas constitutivas da matéria, como os elétrons, prótons e nêutrons, e seus constituintes, os quarks (dos prótons e nêutrons). Os férmions obedecem ao princípio da exclusão, que diz que, em um sistema, não se pode ter mais de um constituinte no mesmo estado de energia e spin (spin é a quantidade de rotação intrínseca de algo). O spin deles é um numero semi-inteiro de constantes de Planck (dividida por dois pís). Além disso eles exibem a conservação de número, ou seja, não podem ser destruídos e nem formados, exceto em pares de matéria e antimatéria.
Os bósons são as partículas mediadoras das interações, como os fótons, os glúons e as partículas W e Z. Eles não obedecem ao princípio da exclusão e um sistema pode ter muitos bósons no mesmo estado (até todos). O spin deles é um número inteiro de constantes de Planck (dividida por dois pís). E, finalmente, eles não possuem conservação de número, podendo ser formados e aniquilados à vontade.
Tanto férmions quanto bósons observam a conservação de massa-energia e de quantidade de movimento linear e angular, além da carga elétrica.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails