O ser humano é um animal biologicamente classificado como:
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Catarrhini
Super-família: Hominoidea
Família: Hominidae
Gênero: Homo
Espécie: Homo Sapiens
Subespécie: Homo Sapiens Sapiens
Pela evolução ele foi dotado de uma capacidade cerebral que lhe confere uma capacidade mental bem mais elevada do que os demais animais atualmente existentes, especialmente nos aspectos cognitivos e linguísticos, o que lhe confere uma supremacia destacada, apesar de outras características serem inferiores a alguns animais, como olfato, audição, visão, força física, agilidade e outras. Historicamente houve outras espécies animais, já extintas, com capacidade semelhante à do homo sapiens sapiens, como o homo sapiens neenderthaliensis. No futuro, outras podem surgir.
Essa capacidade mental, bem como o instinto gregário, possibilitou que o ser humano formasse sociedades, em que diferentes pessoas exerciam diferentes atividades, em benefício comum, não sendo preciso que cada um fizesse de tudo. Além do mais, a capacidade de articular uma linguagem com significância denotativa, lhe possibilitou a transmissão de conhecimentos e habilidades de geração a geração e de grupamentos a grupamentos, evitando que tudo tivesse que ser aprendido do zero novamente. Tal feição deu azo ao surgimento da cultura, que é uma característica, atualmente, na Terra, só apresentada pela espécie humana. A cultura permitiu o surgimento da ciência e da tecnologia, que, atualmente, têm uma importância fundamental para a vida cotidiana. Também propiciou o surgimento de um código moral de comportamento, que permite a conviência harmônica das pessoas em grupo, por elevar-se acima dos impulsos instintivos. Outro aspecto único da espécie é a concepção de realidades extra-naturais, que levou ao surgimento das várias religiões, todas tendo em comum a crença nisso.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário