Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Boa noite! Poderia nos explicar isso?! -> http://ask.fm/wolfedler/answer/112123126813 Você diz o seguinte: "Tenho plena convicção de que Deus não existe, mesmo sem ter certeza." Isso não é contraditório. Que assunto você prefere responder?! Obrigado!
Claro que não. Ter certeza e ter convicção são atitudes distintas e não contraditórias. Certeza é estar plenamente garantido da veracidade do conhecimento. Convicção é estar convencido, por uma série de argumentos, de que o que se considera que seja a verdade de fato o seja, sem, contudo, ter a garantia de que assim o seja. Considero que a certeza, a respeito do que quer que seja, é algo muito difícil de se ter. Para a maioria dos assuntos eu não tenho nenhuma certeza, mas tenho convicções, ou seja, estou convencido de que o que eu acho seja a verdade. Até que me convençam de que esteja errado. Então eu mudo o que eu acho que seja verdadeiro, sem o menor problema. Já fiz isso muitas vezes. Sempre eu acho que estou com razão, porque, se não achasse, eu mudaria meu pensamento para o que eu achasse que fosse verdadeiro. E eu acho em função das evidências, provas e indícios. Que podem ser alterados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário