Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Como estudante de medicina, me preocupa o resgate de terapias "naturalistas" criadas por médicos do final do século XIX e do começo do século XX, época em que a medicina não havia se firmado como conhecimento puramente científico. Qual a causa deste fenômeno na sua opinião? ex: florais de bach
Sem dúvida é uma situação perigosa para a saúde pública. Penso que a busca por essas formas alternativas de medicina acontece porque a medicina baseada em evidências se tornou não só cara mas, no caso da assistência médica pública e gratuita, extremamente difícil para o povo. O enfrentamento de filas, as demoras, o atendimento rápido e não atencioso dos médicos, a solicitação de muitos exames, até desnecessários, levam a população a desacreditar das boas intenções dos serviços de saúde pública e a desconfiar da ganância dos médicos particulares, mancomunados com os laboratórios de exames. Então se voltam para essas alternativas mais baratas, com apelo naturalista e acompanhadas da atenção e de uma manifestação maior de interesse de quem as prescreve. Algumas podem, até mesmo, se revelar eficazes, mas não há garantia e nem segurança em seu uso, a não ser que prescrito por médicos com competência para isso. Além do mais, há uma aura de autenticidade, de glamurosidade e de naturismo em fazer uso dessas alternativas. Associado a uma rejeição injustificada à ciência que a população em geral manifesta, isso leva à adoção dessas práticas, com prejuízo para a saúde individual e pública. É o que acontece com a rejeição generalizada à química que se manifesta sem que se examine se a presença da química em cada caso particular seja nociva ou benéfica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário