Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Em uma resposta tua que eu li, você disse que a União Soviética era socialista e acrescentou que não houve de fato comunismo até o momento. O senhor poderia me explicar quais eram os ideais de Marx e Engels, como seria uma sociedade comunista de fato. Obrigado por sempre estar respondendo as pergunt
Comunismo é um sistema econômico no qual a posse dos meios de produção de bens e serviços é compartilhada por toda a sociedade, sendo todos, portanto, "donos" desses meios e ninguém empregado de ninguém. O socialismo, por outro lado, apesar de também abolir a propriedade privada, não distribui a posse dos meios de produção e serviços pela sociedade, mas a concentra no estado, que se torna, assim, o único patrão, sendo todos empregados públicos. É muito diferente. A proposta marxista é que o comunismo seja alcançado por meio de uma fase intermediária socialista, com o estado gerido pelo "Partido Comunista", que tem que ser único. Além disso o governo desse estado é um governo ditatorial, denominado "Ditadura do Proletariado", que, em verdade, é uma ditadura do Partido Comunista (que não é comunista, mas socialista). Isso é o Marxismo-Leninismo. Tal forma de alcançar o comunismo, todavia, se manifestou, na prática, totalmente ineficaz, pois o comunismo não foi alcançado e o socialismo se perpetuou, inclusive de modo completamente desastroso e maléfico para a população, com a exacerbação da corrupção por parte dos quadros do Partido Comunista. Outrossim, mesmo teoricamente, é fácil ver que a Ditadura do Proletariado contraria completamente os ideais comunistas, que só se realizam completamente em uma situação política anarquista. Além disso, o Marxismo prega a obtenção do poder por meio de uma revolução cruenta, o que também contraria os ideais comunistas, por exigir a presença de um estado policial para controlar as dissidências dos vencidos, uma vez que não é possível matar todo mundo, como Stálin pretendeu e quase o fez.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário